domingo, 24 de junho de 2012

A História de João Batista - Fogueira de São João




Olá a todos, ontem eu fui na igreja perto de minha casa. Fez mais um ano que meu grande e querido avô se foi e eu não deixo de prestigiá-lo de qualquer forma que eu possa.

Mas além desse assunto como principal, o padre da igreja contou a história de João Batista, um homem, humilde, simples e que foi confundido com messias,  veio como precursor da vida Dele a terra como um pedido Divino. Jesus era esperado pelos judeus que seria um salvador dos pecados e de todas as maldades do mundo, mas ele mesmo dizia, eu não sou o messias mas em breve ele virá. Foi pregador em pequenas cidades que a vinda de Jesus estava próxima e que ele não seria digno de nem desamarrar as Suas sandálias.

O aspecto mais interessante em toda a missa, é que ele é o único santo que se comemora o seu nascimento, em geral os santos e evangelizadores se comemora o dia de suas mortes.

Filho de Zacarias e Isabel, o menino que ali nascerá iria receber o nome de sua pai, mas Isabel hesitou e quis o seu nome  de João, a família indignada não aceitava mas em orações para Deus Zacarias escreveu em uma madeira que o nome de seu filho seria João, mudo até aquele instante, que depois de tal fato começou a falar.  No dia de seu nascimento Isabel ascenderia uma fogueira para avisar Maria Santíssima quando estivesse sentido as contrações do parto que assim de longe as pessoas poderiam ver que João estava chegando, por isso que em festas juninas são comemoradas com fogueira, interessante como uma história longinquidade se faz presente nas festas comemoradas nos meses de junho e julho até os dias de hoje. João Batista, nasceu em 24 de junho, era primo de Jesus Cristo em primeiro grau, perdeu seus pais ainda jovem e batizou o Messias e fincou Sua palavras até o dia de sua morte.



Deixo a vocês , mais uma curiosidade, que eu particularmente não sabia e que oficializa o dia de São João, a fogueira como o seu símbolo.
Um ótimo mês de festas juninas e julinas para todos.

"Pula a fogueira iaiáPula a fogueira ioiô. Cuidado para não se queimar. Pois essa fogueira já queimou o meu amor"










Fotos retiradas do Google Imagens

4 comentários:

  1. Oi Clarice,

    Super interessante você contar a história bíblica que deu origem à tão famosa fogueira no dia de São João. Ela é o prenúncio do nascimento de Jesus.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Van e que prenúncio um homem humilde, sincero e bom, que trouxe ao mundo a vinda de Jesus Cristo. Obrigada pelo comentário carinhoso.
      Um grande beijo.

      Excluir
  2. Ai como seria bom se as fogueiras que se ascendessem, trouxessem mais luz ao nosso mundo de hoje, ele está precisando!!! Principalmente a luz divina...
    Parabéns pela iniciativa de divulgar esse símbolo tão simples, porém, tão belo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido, pelo carinho em suas palavras, realmente seria precioso se o mundo fosse simbólico assim como as fogueiras de São João, para ascender no mundo os bons sentimentos. Um grande beijo querido.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Leve-nos

Mistureba Mundial

Curta a Página...

Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Recomendo!

Amigos...